Introdução a um novo caminho

Olá! Este foi um email padrão que eu criei para introduzir as pessoas nesse mundo mágico que é a dieta paleo/low carb high fat/primal/cetogênica e agora coloquei no blog!

Se você não concordar com o que eu escrever, eu entendo perfeitamente, mas por favor, não fique bravo ou revoltado, faz mal para sua saúde 😉

Eu no começo fiquei MUITO desconfiada, mas como sou curiosa por natureza e adoro mudanças de paradigma, resolvi tentar. Eu estava afundada na compulsão, cheia de dúvidas, de fraquezas, pensando num passado distante em que eu era 11kg mais magra, parecia que minha vida estava trancada. 11 anos de dieta: dukan, sopa, abacaxi, clara de ovo, dieta de maromba, dieta ayurveda, naturopatia, remédios, até uma crise de convulsão por causa deles.

Fiz meu instagram em junho e desde então venho oscilando entre a alegria e a tristeza. Quando a compulsão pegou firme, eu me achava uma fraude, tinha raiva da disciplina alheia, estava fraca, com fome, pensando em comida o tempo todo, endividada de ter comprado “whey” e farelo de aveia em sacas (risos), esperando os outros irem embora para eu comer escondido. Encontrando embalagens de bala, chocolate e barrinhas nos bolsos das calças que voltavam da lavanderia. Essa imagem me chocou. Eu cansei de acordar com azia, de ter dores abdominais regulares, eu já tinha cortado o glúten, a lactose, a gordura, o sódio, os peixes, o frango, a carne, as gemas, as batatas, o arroz, MEU DEUS O QUE SOBROU?! Restrição = ansiedade = compulsão.

Aí eu cansei mesmo. Criei o #eusemcompulsao e botei minha cara a tapa, e com isso tenho conseguido me livrar desse mal aos poucos ajudando muitas meninas que tem vergonha da doença, um dia de cada vez #énois. Aí eu recebi um email de um anjo dizendo “calma, a culpa não é sua”. Eu pensei “nossa que idiota, vou jogar fora”, ótimo, mas aí eu li o email e parecia bom demais para ser verdade, “não sentir fome escandalosa, comer carne, castanhas e queijo, comer gordura, comer legumes e frutas” Pera, é dukan? É Atkins? É south beach? É a mediterrânea? Socorro, o que é isso? Por isso fui atrás da tal da paleo/lchf. Nossa, que coisa! Não tão restrito quanto dukan e cheia de tudo que todo mundo diz que faz mal.

No email dizia “A SUA COMPULSÃO VAI ACABAR.”, bom como no fundo do poço só tem saída pra cima pensei “o que eu tenho a perder?”. Então eu pesquisei. MUITO, tipo uns 30 artigos, muitas referências, muitos estudos a favor, cardiologistas falando, até o Drauzio Varella dizendo que o problema não é a gordura (mas isso a Globo não mostra), e eu não consegui encontrar nenhuma associação da gordura com a saúde do coração, pelo contrário! A gordura é nossa fonte de energia! Certo, ai que medo! Mas e o zero? E o leite desnatado? E o meu pão integral? E a minha pipoca? Chia, não? Não. Pensei que eu não fosse agüentar. De jeito nenhum! Mas, como eu disse, sou tão curiosa que resolvi tentar. Encontrei uma lista de compra paleo/lchf no blog da Mari Milanezi e fiz umas anotações, nada muito drástico. Cheguei do trabalho, comprei macadâmia e me fiz dois ovos com óleo de coco e berinjela. No dia seguinte, sem fome até as 13h. Fui ao mercado, pedi pro açogueiro um baby beef e bacon (nossa, isso é um sonho?!), deu 6 reais (nossa, isso é um sonho? 2), cozinhei e me vi sentindo um prazer enorme naquilo, eu estava comendo com os olhos! No meio do bife eu não estava mais com fome. Passei a tarde no trabalho, comi um pedacinho de queijo e umas macadâmias, mais de tédio que de fome. A noite, comi presunto cru (sem nitrito e nitrato!!). Sem fome até as 10 do dia seguinte. Meu deus, que vida é essa? É a vida que nossos ancestrais prepararam para nós!

E não é que deu certo? No primeiro dia eu já senti as diferenças, em um dia já desinchei 1kg. Achei que fosse novidade, e descobri que tem muitos homens e mulheres TRINCADOS que fazem isso. Toda essa historia de batata doce, pão integral, barrinha de cereal, pó de proteína e o escambal… Talvez seja balela! Mas repito: SE SERVE PARA VOCÊ E VOCÊ ESTÁ CONFORTÁVEL, ótimo!!!!! Continue assim, esse é um relato MEU, ninguém é obrigado a fazer nada que eu disse/disser, ok? Nada de haters! Aqui é só alegria!

Está triste? Não fique, sua vida pode ter ficado infinitamente mais fácil, mais barata e mais prática! Os italianos são assim, compram as coisas frescas apenas quando vão comer, depois compram denovo. (lindo é uma verdura fresquinha, um legume hidratado, durinho, um pedaço de carne bem vermelho e fresco, ovos orgânicos… hum!! Não aquele negócio verde que mofa na geladeira). Assim eram os homens das cavernas, comiam e pronto, depois comem denovo, estocagem é uma coisa moderna (mas ok, use sua geladeira, risos).

Ah, não tenha medo de colesterol. Tudo o que te ensinaram sobre ele está errado! Coitadinho, é como culpar um bombeiro pelo incêndio só porque ele está lá. [isso é explicado no documentário que eu coloquei no final: ASSISTA] Se realmente a gordura fosse o problema, por que teríamos uma taxa tão enorme de obesidade/ diabete / resistência insulínica no mundo atual que está LOTADO de indústrias light e diet e dietas? Eu não fico triste de não ter conhecido essa vida antes, acho que tudo tem motivo!

Se você ficou curiosa/o, indico alguns links preferidos abaixo, uma pequena amostra do que você pode encontrar por aí! É um mundo secreto pronto para ser descoberto! Caso tenha dúvidas, estou aqui, é só perguntar! Eu não sou patrocinada da Friboi nem vou ganhar NADA com isso, só acho que poderia ser uma alternativa para o stress que experimentamos não nos amando, sentindo medo de dietas, medo de restaurantes, medo dos finais de semana. Eu não desejo isso para ninguém.

Eu gastei uns bons milhares [MILHARES, DIGAMOS VINTE (20) MIL REAIS] de reais esse ano com terapia, nutricionistas, academia, equipamentos e roupas fitness, e é claro: me preparando drásticamente para dietas:

  • É maromba? Dá-lhe estoque de suplemento e frango com batata doce.
  • É dukan? Dá-lhe farelo e cottage (caríssimo!).
  • É natural? Dá-lhe chia, maca, goji, tapioca, chocolate zero e tudo mais.

No fim? Eu tinha compulsão e tudo ia pelo ralo, pq eu entrava nas lojas americanas e comprava uns 7 pacotes de Bono, pringles, recheadinho, bisnaguinha… De que adianta?

Ai, cansei, cansei de AEJ, de “ai, jaquei”, de “nossa, como eu queria comer sem engordar”, de “suco detox”, dia detox, sopa detox. Meu deus quanto detox! Achei que era hora de encontrar um novo caminho PARA MIM. Cansei de culpar a minha família/namorado/amigos pelas minhas fraudes.

DENOVO, se você é adepta de algumas dessas dietas que eu disse ter feito, NÃO PRECISA SAIR DELA, se você está feliz, CONTINUE FELIZ! Eu só estou dando uma alternativa para quem ainda não achou o próprio caminho e está triste.

Existem diferenças entre a paleo e a low carb high fat, como o queijo, amendoim, cacau e frutas… As opiniões divergem, mas acho que cada um fica com o que melhor lhe cabe e acho que você pode descobrir mais por experiência própria.

Vamos lá? Organizei os que eu mais gosto mas você não precisa e nem deve parar por aqui! O mundo está CHEIO de informação, eu só juntei uns links 😉

  • Indico que comece neste documentário, onde é mostrado o segredo de a pirâmide alimentar ter sido criada por uma pesquisa cujos dados foram omitidos para demonizar a gordura e ajudar os carboidratos, que idéia magnífica. (isso pq o medico que realizou a pesquisa era relacionado com uma fazenda de trigo e cheio de relações política$$$$) 
  • Nossa, e agora? O que eu faço? O que eu como?? Visite o blog da Mari, ela vai ajudar!

  • Ah, mas eu quero ganhar massa, não dá sem carboidrato! Certo, leia esse, depois conversamos.

  • Ok, então agora é só correr 3h na esteira? Se você gosta, tudo bem! Mas precisar, não precisa… Curta a sua vida, economize tempo e leia este!

  • Nossa, que incrível, vou arregaçar e comer todas as frutas e legumes no café da manhã! Calma, capitão! E se você não fizer isso?

  • Você está LOUCA? Eu vou ficar sem comer?! Não! Mas se quiser perder peso e se libertar da sensação de “obrigação de comer”, leia este! (eu não faço, mas a idéia pode servir para alguma coisa, tem um bom embasamento sobre hormônios)

  • Ok, agora soja, amendoim, feijão não pode? O que pode?  Hum, é so consultar no google! Tem até um app Android e Apple chamado “Is it Paleo?” grátis!

  • Quero encontrar outros paleo! Tem algum fórum de receitas? Tem! Um monteeee! Tem grupo no facebook também, no instagram tem as hashtags #paleo #lchf, vish, divirta-se! De depoimentos antes e depois o mundo também está CHEIO! Delícia! Adoro transformações. Hahah

  • Aqui um fórum divertido

Neste site acima vc pode fazer grátis o download do livro “Paleo for begginers” em inglês! E se quiser algo mais físico, o livro “Barriga de trigo”, do autor William Davis é uma boa referência. Eu não li, a Mari leu. Hehehe Tem nas saraivas da vida! Alguém me dá um de presente? hahah

É isso! PRE PA RA! Coma bem, coma bacon (ou não!), seja feliz!

Muitos abraços confortáveis,

Ana Paula Rizzo @magradearrozefeijão (nome emocional, um dia eu conto a história)

Anúncios

15 pensamentos sobre “Introdução a um novo caminho

  1. Cara eu te sigo no insta e acho vooc uma vencedora. Hoje alguma coisa me fez vim aqui e conhecer o seu blog, até porq eu queria saber oq é essa compilsão. Blz quando li tudo o que vooc escreveu me dei conta de que sou eu ali… e não fazia idéia disso, eu pesava 54k e agr peso 62, faço academia mas sempre to faltando, faço umas mil dietas mas nao posso ver um chocolate que ñao pare de comer até acabar, e isso quando nao vou atrás de comprar, fico comendo escondida para que ngm veja e mt vezes até para nao ter que dividir com ngm, mas nao fazia a menor idéia do que estava fazendo.

  2. Nossa sou muito compulsiva, como coisas escondidas, sinto muita fome ja tentei d e tudo. Estou me informando com vc e pelo insta tbm. Preciso de um help!!!! Bjs parabens

  3. Meu Deus…achei esse post sem querer e ganhei meu dia!!!Estava me sentindo miserável depois de uma semana descontrolada!!!Amei o blog…seguirei suas dicas.

  4. Gente, parece que eu estou lendo a minha historia, incrível!
    Nunca comento em blog de ninguém mas hoje resolvi comentar…
    Eu ja fiz TODAS as dietas possíveis imaginarias e sofro de compulsão desde meus 14 anos quando tive anorexia( parece ironia mas não).
    Muito obrigada pelo post, me ajudou bastante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s