É só carne? Dukan vs. Paleo/lchf

Olá crianças! Muitas vezes eu escutei que a “dieta” que eu estava fazendo era a Dukan, então resolvi fazer um post para delimitar as diferenças mais básicas entre elas, assim você vai poder entender tudo direitinho e ver qual lhe convém melhor! Expliquei de uma maneira bem simples, de modo que fique mais fácil entender!

Dukan:

Hm, ok, vamos ver!

Hm, ok, vamos ver!

 

A dieta Dukan parte do pressuposto de utilizar as proteínas magras como nossa maior fonte de energia, excluindo fontes de gordura. É dividida entre 4 fases: ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização definitiva.

Certo, para todas as fases do método são recomendadas as seguintes diretrizes:

Alimentos e itens não permitidos:

  • Azeite, gordura animal e vegetal, sal, gema de ovo e as porcarias de sempre (chocolate, doces, pans)

Recomendações:

  • Consumir farelo de aveia diariamente para o funcionamento intestinal, medir de acordo com a fase que você está: 1,5 col de sopa na fase de ataque, 2  col de sopa na fase de cruzeiro e 3 col de sopa na fase de consolidação e na fase de estabilização definitiva.1,5L de água por dia, mascar chicletes sem açúcar, beber refrigerante diet caso dê vontade de doce, nada de alcoólicos e caminhadas diárias de pelo menos 30 minutos.
eike delícia. -sqn

eike delícia. -sqn

Pra ida no banheiro ficar dahora... será?

Pra ida no banheiro ficar dahora… será?

Fase1: Ataque

Por um período que vai de 1 a 10 dias, apenas proteínas puras. Carnes magras diversas, aves, miúdos, peixes, frutos do mar, proteínas vegetais, presunto magro, peito de peru light, clara de ovo, laticínios desnatados como requeijões, iogurtes, queijo minas (0% gordura), café, chá, infusões, mostarda e só.

Não permitido: carnes de porco, queijos gordos, patos, gansos, frios gordos (salaminho, presunto Parma, copa, etc).

Fase 2: Cruzeiro

Acontece até você alcançar o peso desejado. Nada mais é do que um rodízio de 2 dietas: a dieta da proteína pura da fase de ataque + a famosa dieta do grelhado com saladinha. Alterne por exemplo 5 dias de PP (proteína pura) com 5 dias de PL (proteína com legumes). Os legumes e vegetais podem ser consumidos cozidos ou crus. Beterraba e cenoura só entram em uma refeição do dia.

Fase 3: Consolidação

Esta fase dura 10 dias para cada quilo eliminado. 5 kg, 50 dias e vai assim por diante!

O que fazer:

Toda 5ª feira, DAQUI ATÉ O FIM DA SUA VIDA, você deve consumir apenas proteínas. Em outras palavras: toda 5ª feira será um dia de ataque.

Hoje é dia de ataque, bebê!

Hoje é dia de ataque, bebê!

Quem está nesta fase tem direito a: 1 fruta por dia (não vale banana, uva e cereja), 2 fatias de pão integral por dia, 40g de queijo gordo, 2 porções de massa/amido por semana, 1 porção de carne de porco por semana, 2 refeições de gala por semana (com entrada, prato principal, sobremesa e a cachaça que preferir)

Fase 4: Estabilização definitiva

Nesta fase você pode voltar a uma “rotina normal” (não sei bem o que é isso haha) de alimentação, preservando, até o fim da sua vida, a 5ª feira de ataque, só com proteína. Recomenda-se os exercícios diários e o equilíbrio, sempre pensando nas fases anteriores.

Ok, todo mundo entendeu, certo? Por enquanto vou me abster de julgar qualquer coisa, até porque tenho muitas adeptas da Dukan no meu instagram que obtiveram sucesso, e o sucesso e a saúde é o que contam.

Agora vamos para a Paleo/lchf, sim?

Eihn?

Eihn?

A dieta paleolítica não é dividida em fases, você é encorajado a assumir as diretrizes como um estilo de vida, baseado nos hábitos de nossos ancestrais. Tudo parte do pressuposto de que a gordura é nossa maior fonte de energia (que foi suprimida em tudo ao longo dos anos) e que os carboidratos são os verdadeiros vilões da história. (Caso você duvide, posso passar uma gama de artigos que provam isso, mas vamos deixar pra mais tarde) Um dia vou falar sobre pico de insulina e vocês vão entender melhor. Agora voltando…

Alimentos permitidos:

A grande chave para saber o que comer ou não é pensar como um homem das cavernas, se tinha lááá atrás, se vem da natureza, se já teve mãe, se veio de cima da terra ou das árvores, geralmente você pode comer. Lembrando que não tínhamos agricultura. Ok, e agora?

  • Carnes de todos os tipos e sabores e espécies que você puder pensar, desde boi, frangos, aves até veados e javalis, sim, pode comer a gordura e usá-la para cozinhar, fique a vonts (bacon e costela e presunto cru, OI). Os miúdos também liberados Peixes, todos, oleaginosos, melhor ainda, e frutos do mar também! Ovos inteiros de qualquer espécie, se você gostar, a gema não é problema!
oh yeah

oh yeah

  • Legumes e verduras a vontade, cuidado com a quantidade de carboidratos neles, ok? Como em batatas, mandioca, inhame, cará e alguns tipos de abóbora. Se você quer emagrecer, passe longe, juro que não vai morrer. Lembre-se de que feijões, soja e amendoim são leguminosas, não são permitidos.
  • Frutas: bom, é melhor escolher as frutas com menos açúcar, como morango, pitanga, mirtilo, amoras, framboesas… Se você quer emagrecer, fique longe de uma banana, que equivale em açúcar a 25 morangos! Utilize abacate e coco, boas fontes de gordura.
seus novos melhores amigos

seus novos melhores amigos

  • Gorduras: SIM!! Aqui você pode GO crazy e colocar azeite em tudo, creme de leite no café, manteiga na salada, vish, opções infinitas. Use ghee, óleo de coco, de abacate, de macadâmia, banha… Mas fique longe de gordura vegetal hidrogenada (óleo de soja e outros grãos, canola etc)
  • Nozes e castanhas, uma das melhores partes, mas vá com calma: macadâmia, amêndoas, semente de abóbora, nozes, noz pecã, avelã, castanha portuguesa, castanha do Pará, de caju (essa cuidadinho, tem muito carbo), tudo cru, ok? Pq a gordura delas oxida no processo de torrar e pode te fazer mal. Ah, nem vem que amendoim é um tipo de feijão. Ah (2), esquece a chia, ok?
sua nova pipoca

sua nova pipoca

O que não pode?

  • Grãos de todos os tipos: milho, trigo, arroz, aveia, centeio, quinoa (esta apenas para vegetarianos) e derivados: pão, macarrão, pizza… Açúcar refinado e seus derivados (com exceção do mel para quem não quer emagrecer), óleos vegetais (exceto azeite), alimentos zero, diet e light (seu bolso agradece), embutidos “do mal” como salsicha, mortadela e lingüiça com aditivos (procure pelo nitrato, nitrito, glicose, amido e JOGUE FORA). Adoçantes como aspartame estão vetados, procure sentir o sabor real das coisas. O sal não é condenado.

Entre a Paleo e a Low Carb high Fat.

Bom, a lchf difere da paleo por acrescentar alguns alimentos “modernos” que não possuem carboidratos ou tem índice glicêmico baixo, como manteiga, creme de leite, nata, queijos envelhecidos (parmesão, pecorino, grana padano, provolone), além de cacau em pó e um vinho ocasional, mas aí vai das preferências e objetivos de cada um!

Recomendações:

  • Beber o máximo de água possível por dia, permite-se chás e cafés. Exercícios físicos de curta duração e alta intensidade como sprints ou aulas de crossfit são encorajados. O óleo de coco pode ser usado pra substituir suplementação tipo whey e bcaa. Pode-se usar farinha de coco ou amêndoas em receitas, utilizando fermento e goma xantana normalmente. O importante é não se estressar, para manter o cortisol baixo, ande descalço heheh.

Agora para facilitar, fiz uma tabelinha com as principais diferenças, veja o que você acha!

Dukan Paleo/lchf
Azeite Não Sim
Gordura animal Não Sim
Farelo de aveia Sim, moderado Não
Alimentos sem gordura “zero” Sim Não
Nozes Moderado Sim
Coco e abacate ? pode? Sim
Frutas com moderação Sim Sim
Legumes e verduras Apenas em PL Sim
Ovo Apenas clara Sim
Cacau Tolerado Sim
Produtos diet/light Sim Não
Refrigerante sem açúcar Sim Não
Adoçantes Sim Naturais de preferência
Embutidos Apenas light Apenas sem conservantes


Considerações finais:

Bom gente, como eu faço a LCHF (gosto de queijo), obviamente defendo esse estilo de vida, mas não desprezo o método dukan. Sinceramente, eu acho que essa planilha de fases pode ser muito benéficas para pessoas que gostam de planejamento, mas para compulsivos e ansiosos que ainda não conseguem se controlar, vejo como um desafio muito frustrante. Não me imagino guardando um dia da semana apenas para proteínas para o resto da minha vida, mas enfim, se dá certo, quem sou eu para contestar! Hhehee Agora, o que me tirou da compulsão foi a lchf, já que a gordura sacia, e o corpo se auto regula, ou seja, nada de comer sem fome, nada de ansiedade ou ficar pensando na próxima refeição. É uma dieta muito calma! aliás, inclui churrascarias, hmmm

"tu és pra mim um chuchuu que colhi na vidaaaa"

“tu és pra mim um chuchuu que colhi na vidaaaa”

 

Enfim, espero que tenham gostado do post, gostaria de saber mais sobre vocês e seus métodos! Vamos lá que dieta é como religião, cada um com a sua.

fontes: https://www.dietadukan.com.br/

http://ultimatepaleoguide.com/paleo-diet-food-list/

Anúncios

33 pensamentos sobre “É só carne? Dukan vs. Paleo/lchf

  1. Adorei o post! Faço a dukan, mas tem sido dificil ser 100% aos finais de semana… te sigo no insta e acabei me interessando pela lchf, mas ainda não tenho certeza do que fazer… me sinto perdida! rs.
    vou continuar acompanhando o blog 🙂

  2. Ana, vc é a grande culpada por eu ter adotado a paleo e estou apaixonada. Por enquanto estou mantendo estritamente a paleo, mas em breve quero passar para a lchf e incluir queijos que tbm amo e talvez manteiga ou creme de leite, apesar de que não sou mto fã, não por medo ou nóias, mais por preferência mesmo, mas tenho curiosidade e quero fazer essa experiência! Mais uma vez obrigada =)

    • A grande maravilha dessas dietas é que você pode comer o que gosta dentro do permitido! Eu não gosto de nozes, prefiro macadamia, eu não gosto muito de queijo holandês, fico com parmesão… Também nem curto manteiga, uso bacon… Hehehe vc que sabe sempre!

  3. NOSSA, ANA, QUE POST MARA!!! também queria dizer que comecei a lchf assim que vi você falando dela no insta, mais precisamente após o e-mail que você encaminhou e nossa já mudou a minha vida realmente.. Também sou louca por queijo e tá sendo assim libertador não ficar pensando toda hora no que vai comer daqui a 3 horas e sim se sentir saciada e incluir manteiga e óleo de coco sem medo. Agora estou usando óleo de coco no pré no pós treino. Só tá sendo difícil lidar com as frutas que eu comia bastante. Bjoss, parabéns e continue repassando sua experiência que tenho certeza que já está mudando a vida de muita gente. Bjão linda.

  4. Ana, só tenho a agradecer pelo seu e.mail, adoro o seu instagram!!! eu sofro com compulsão há alguns anos, num engorda e emagrece sem fim…mas agora cheguei a um peso que nunca tive, 77 kg e tenho apenas 1,58 de altura…e cheia de problemas de saúde decorrente do aumento de peso. Cansada de fazer dietas, de ir a nutricionistas, me indicaram um médico ortomolecular que alguns conhecidos estão frequentando e os resultados são fantásticos…então sexta feira foi minha primeira consulta. E sai de lá com um cardápio e com explicações de uma dieta LCHF, entretanto o médico não deu esse nome, apenas passou como funciona e uma lista dos alimentos. E então li o seu e.mail e descobri que é a base da dieta que estou seguindo desde sexta feira….e pela primeira vez na minha vida, não estou ansiosa, se vou perder peso, com minha próxima refeição, não estou passando fome, e o melhor de tudo a minha disposição é outra, a sensação que eu tenho é que eu me arrestei por esse ano e nessa semana derepente tudo mudou…não me pesei, porque hoje mais do que o peso o que me importa é manter-me saudável!!! Hoje eu tomei café as cinco da manhã e devido ao meu trabalho só pude almoçar as 13h00, comi algumas amêndoas no meio da manhã e fiquei tranquila, quando eu cheguei ao restaurante, ja fiquei preocupada se encheria meu prato e daria meu primeiro deslize (das outras vezes sem fora assim, era só almoçar muito tarde e chegava ao restaurante e detonava e ai adeus dieta), mas foi super tranquilo, fiz um prato com legumes, verduras e carne grelhada, e para minha surpresa não consegui comer tudo….saí de lá sem vontade de comer um doce, sem vontade de comer mais nada….Estou muito feliz!!! Vamos ver como vou reagir agora que vou entrar na TPM, porque geralmente nesse período eu ” morreria” por um doce….Obrigada Ana mais uma vez pelos esclarecimentos…Grande beijo!!!

    • Arrememaria que delicia!!! Eu vou guardar seu depoimento para colocarmos numa coluna de sucesso dessa dieta por pessoas reais! Fico muito feliz pq a compulsão é foda e acaba com a vida de qq um!!

      Beijo enorme

  5. Ana , bem legal o post.
    Tenho muito medo de seguir uma dieta assim e ficar paranoia, e se jacar colocar tudo a perder… eu sinto esse medo , entao a minha RA ta de boa.
    Emagreço pouco devido ao inumeross rememedios q ja tomei na vida p emagrecer , que acabaram com meu metabolismo, mas faço oq posso alem de nao me acabar na academia pq nao rola ficar mais de 1 hs lá…
    Eu comecei a RA em acabando em diet, light, e coisas chiques e caras … 2 meses de compra assim. aii fui tirando aos poucos, qdo tirei a lactose foi otimo pq me acabava em requeijao, cream cheese, e essas porcarias que dizem light mas faz mal pra caralho. minha conta no super de 550,00 foi para 300,00 esse mes.. pq comprei frango orgânico
    que é caro , mas to de boa. pq parei de porcarias e to comendo comida de verdade.

    beijao e espero que voce encontre seu equilibrio com esse novo estilo.

    Mariana Santos @emagrecendoecomendo.
    =**

  6. Ana, te acompanho no insta e hoje que fui ver teu blog. Minha opinião, você tem que buscar o equilíbrio em tudo na vida, comecei a vida saudável desde junho com exercícios regulares feitos em casa e há 15 dias comecei com a musculação, perdi 4 kilos nesse processo sem sofrimento, usando o bom senso. Tô estressada, vou meditar, ver uma série, algo que me dê prazer e me tire da tensão. Sou muito ansiosa e acabei descobrindo que exercícios ao ar livre me dão tranquilidade. O que eu quero dizer é que você tem que se conhecer, se amar, não viva em dieta, adote como estilo de vida, coma comida de verdade, moro só, eu mesma sou a escrava Isaura de cozinhar, lavar, passar, trabalhar, o que eu faço? Me organizo, faço minhas marmitas (deixo a comida bem bonita – comemos com os olhos) e sou feliz assim. Próximo ano, penso em voltar ao Pilates e vou ter acompanhamento com a nutricionista para baixar minha porcentagem de gordura (18% de polchete de bacon). Não se compare aos outros, comemore suas vitórias, seu paladar muda naturalmente (comi um batom garoto e achei super enjoativo, muito doce, e eu sou aloka dos doces), seu corpo melhora, sua mente também e você é feliz, porque na vida isso é o que realmente importa.

  7. Nossa Ana!!! Parabéns pelo blog! Adorei!! Achei tudo que eu tava procurando aqui. Vc explica muito bem! Mas me responde uma coisa, por favor, vc perdeu 4 kg na primeira semana? E agora como esta o teu peso? Ainda tá baixando? Meu peso ta estagnado faz tempo, me interessei por essa dieta pra ver se a coisa muda hehehe! Aguardo tua resposta. Beijão!

  8. Gata, só umas correçõezinhas sobre a dukan (minha religião, digo, dieta), gema e sal são liberados em todas as fases, no livro, o Dr. Dukan menciona que quem tem problemas de colesterol deve limitar o consumo da gema, mas é um alimento liberado. Com relação à banana, agora ela também foi liberada para a brasileiras, na fase da consolidação.
    Beijos e boa sorte com a lchf =)

  9. Eu faço a Dukan, já perdi 20, mas agora estagnei geral e preciso perder mais 20, o desânimo está tomando conta
    te sigo faz tempo no instagram e vc está despertando meu interesse pela lchf, ainda mais que pode comer queijo, que eu amo
    estou lendo o Barriga de Trigo e estou assustada, fugindo do mardito como o diabo da cruz
    você pode me mandar este e-mail seu que o pessoal comentou?
    obrigada pela inspiração gata!

  10. Pingback: eusemcompulsao

  11. Pingback: F.A.Q – POST DEFINITIVO E MAGNÂNIMO PARA SANAR DÚVIDAS | eusemcompulsao

  12. Oi! Adorei o post. Estou lendo muito sobre os modelos Paleo/LCHF. Meio que cansei de ficar indo e vindo em dietas ou modelos de R.A que não me consolidaram em nada meu peso. Tenho uma dúvida, o amendoim como você disse é um tipo de feijão, mas nele não contém “gorduras boas” que são naturais? Porque em todo lugar que eu leio diz que amendoim é gordura e fiquei em dúvida.
    Belo post, parabéns!
    Beijos :*

    • Então, o amendoim é uma leguminosa que cresce no chão. Ele só pode ser “defender” da natureza com um montão de fitatos, antinutrientes, tipo, ‘não me comam’, se vc tem as gorduras animais, do coco e do azeite, não vejo pq consumir, mas é gostoso! Se vc gosta, vá lá!

  13. Muito legal o post. Só uma correção com relação à Dukan: as gemas não são proibidas. A única ressalva que ele faz é para as pessoas que tem problemas com o colesterol. Nesse caso, ele sugere limitar o consumo a 3-4 gemas por semana. Caso contrário, é liberado.

  14. Adorei teu post…fiz a Dukan e eliminei 16 kg mas a compulsão retornou e acabei ganhando 10 novamente….reiniciei a Dukan mas não consigo me manter por muito tempo…tu poderia me mandar um email com cardápios de lchf? O que tu toma num café da manhã? o que substitui o pão? meu email é dps_cca@yahoo.com.br Valeu!!!

  15. Super esclarecedor! Foi um alívio mais uma vez ler que tanto a Dukan (estou testando pra chegar na LCHF) quanto a LCHF controlam a compulsão, que sempre foi meu maior problema. É a primeira vez na minha vida que meu apetite está controlado (tenho meus deslizes, mas pouco), e que não como feito uma condenada.

  16. Eu já fiz a Dukan por algum tempo e funcionou muito bem para mim (joguei fora 19 quilos).
    Não é uma dieta difícil de ser seguida. Na verdade, achei bem fácil e com uma infinidade de receitas para nunca ficar enjoada. Ah! Pode usar a gema do ovo sim! Nunca retirei as gemas para preparar minhas receitas.
    Abacate e coco na Dukan não pode (ele considera como frutas). Frutas só entram na fase da Consolidação, e mesmo assim, com moderação.

    Agora eu resolvi limitar bem mais os carboidratos e me mudei para a LCHF. Estou satisfeita e não tive dificuldades para me adaptar e em parte graças a Dukan.

    Sabe aquele pessoal que tem medo de cortar demais os carbos e acabar caindo em tentação (compulsão), a Dukan é ótima, porque você reduz os carbos, mas não tão radicalmente (principalmente para quem sente falta de morder um pedaço de pão, de farelo de aveia).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s