F.A.Q – POST DEFINITIVO E MAGNÂNIMO PARA SANAR DÚVIDAS

ALERTA POST GIGANTE SEM IMAGENS.

Oi gente! Chegamos em um ponto meio bagunça e vou tentar ajudar! Vamos lá, a dieta que EU faço se chama LCHF, Low Carb High Fat, ou seja, alta em gorduras boas, moderada em proteína e pobre em carboidratos.

Sigo o modelo paleo, pois atualmente não consumo laticínios ou embutidos, e evito ao máximo industrializados. Meu range de alimentação é 70% gordura, 25% proteína e 5% carboidrato, MAS ISSO VARIA. Eu estou em cetose, você pode descobrir mais sobre ela aqui.

Eu entrei nessa dieta porque um anjo me disse que iria curar minha compulsão por doces e carboidratos, que estava destruindo minha vida, consultei meu médico e assim foi feito.

Antes de ler isso tudo, lembre-se dos…

10 MANDAMENTOS DO BLOG DA ANA!

  1. CONSULTE SEU MÉDICO ANTES DE MUDAR SUA ALIMENTAÇÃO
  2. NÃO COPIE MINHA DIETA NEM A DE NINGUÉM SEM DISCERNIMENTO E ACOMPANHAMENTO MÉDICO;
  3. NÃO ESTOU DIZENDO QUE ESSA É A MELHOR DIETA QUE EXISTE;
  4. NÃO ESTOU FORÇANDO NINGUÉM A FAZER ESTE TIPO DE ALIMENTAÇÃO;
  5. NÃO SOU CONTRA OUTROS TIPOS DE ALIMENTAÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO;
  6. CADA UM RESPONDE A CADA ALIMENTAÇÃO DE UMA MANEIRA;
  7. NÃO É RECEITA DE BOLO, NEM MÁGICA;
  8. CONSULTE UM MÉDICO DE CONFIANÇA, EU NÃO SOU FORMADA NISSO PRA PRESCREVER NADA PARA NINGUÉM;
  9. NÃO ENTRE NESSA SOMENTE PARA EMAGRECER;
  10. DENOVO (CASO NÃO TENHA DADO PRA ENTENDER) CONSULTE UM MÉDICO DE CONFIANÇA.

Entendeu? Mesmo? Leia denovo! Certo, chega de falar de mim, vamos as perguntas que tem aparecido sempre.

Índice

0. O que é LCHF? (Pergunta mais amada)

1. Ana, quero começar a LCHF, o que eu tenho que fazer, comer bacon?
2. O que eu vou ter que fazer?
3. Ah, pesquisar, então é só colocar no google e pronto?
4. Essa dieta é muito nova, não tem como saber se dá certo! Como ter certeza?
5. Posso treinar? Posso fazer essa dieta sendo sedentária?
5.1 E a suplementação?
6. Qual a diferença entre Paleo e Lchf?
7. Sou vegetariana, essa é uma dieta de proteínas? É Atkins? E a Dukan?
8. Qual a lista de compras básica para essa dieta?
9. Pode lactose? Pode iogurte? Pode manteiga de amendoim?
10. Qual adoçante eu uso?
11. Quantos gramas de carboidrato eu tenho que consumir?
12. Quantas refeições por dia? O que tomar de lanche?
13. Meu intestino não funciona! O que eu faço?
14. Tenho colesterol alto, posso fazer a dieta?
15. Quanto eu vou emagrecer? Quanto você emagreceu?
16. Posso ter vida social?
17. Parei de emagrecer. Socorro!
18. Que história é essa de jejum? Você faz?
19. E o meu  café da manhã com suco verde e tapioca?
20. Estou com tremedeira, tontura, suando frio… Vou morrer?
21. TPM ferrada, vou morrer?
22. Se eu sair da linha no final de semana, está tudo perdido?
23. Sou diabético/a tipo II. Posso fazer?
24. Onde eu posso contar carboidratos e gorduras do que eu como?
25. E se meu cardiologista não deixar eu fazer a dieta?
26. Posso consumir produtos industrializados ou não?
27. Perfis bons no instagram para paleo/lchf?
28. Mas… Gordura saturada não faz mal para o coração?

Se você estiver com preguiça de ler, veja esse vídeo e pronto.

0. O que é LCHF?

É sigla de Low Carb High Fat, ou seja, dieta alta em gorduras boas, moderada em proteína e pobre em carboidratos. Tchãraaan

1. Ana, quero começar a LCHF, o que eu tenho que fazer, comer bacon?

Não! Não precisa se você não gosta! A primeira coisa que você deve fazer é CONSULTAR UM MÉDICO DE CONFIANÇA (tô repetitiva?) , de preferência alguém de cabeça aberta que entenda, aqui tem um link para profissionais que são adeptos desses estilo. Ok? Eu consultei um neuro, meu psiquiatra, a ginecologista, uma nutri e meu treinador. Tudo ok.

2. O que eu vou ter que fazer?

Primeiramente, exames! Hemograma completo, vamos esclarecer tudo, pois não adianta ter colesterol baixo e glicemia alta! O médico pode e vai te ajudar. Desconfie de quem disser que “colesterol alto faz mal”, pois o colesterol é só um bombeiro, e não o causador do incêndio. Ele está onde tem inflamação, vamos pesquisar direitinho! Faça seus exames periódicamente para poder “regular” sua alimentação de acordo com a necessidade do seu corpo!

3. Ah, pesquisar, então é só colocar no google e pronto?

Não, não! Procure sempre por artigos certificados, a Suécia já está indicando essa alimentação para a população depois de anos de pesquisa! Leia mais aqui .
Indico também o blog do Dr. Souto, a Meca de quem quer tentar este estilo de vida. Também há os livros Barriga de Trigo e os livros do Gary Taubes (gênio) ou o documentário Fat Head. Todos bons pra iniciar…

4. Essa dieta é muito nova, não tem como saber se dá certo! Como ter certeza?

Bom, na verdade ela é bem antiga, tipo dos nossos ancestrais. Heheh mas enfim, como não estamos mais lá atrás, vamos atualizar as coisas, ok? O mito de que a gordura saturada faz mal veio de uma pesquisa realizada nos anos 50, em que os resultados foram manipulados para garantir que fosse mostrado que quanto mais gordura saturada um país consumia, mais mortes por doenças coronárias ocorriam. Aí degringolou a história! Coitada da vovó que fritava bife com banha e agora usa margarina!
Beleza, quer saber mais? Assista esse documentário.  O Mark, do Mark’s Daily apple  está com quase 60 anos e tem um corpão é adepto, benzadeus! Brincadeiras a parte, você pode ler mais sobre isso nesse estudo das ilhas Kiribati e Vanuatu, onde não existe doenças como câncer e infarto, e as pessoas com mais de 100 anos estão com a corda toda.  Enfim, quer algo mais recente? A Bruna do Primal Brasil faz desde 2011, e está ai, firme e forte entre nós, o marido dela já até escreveu livros sobre o assunto, vale a espiada no blog. Mais algum? Ah, sim, o blog da @mari_milanesi, o À milanesa sem farinha, para descendentes de italianos ex viciados em macarrão quem quiser ver receitas e ótimas dicas de quem já sofreu muito com dieta.

5. Posso treinar? Posso fazer essa dieta sendo sedentária?

A resposta para ambas é sim. Obviamente exercício faz bem, mas não é ficar na esteira 3h por dia que vai te emagrecer. Você gosta? Ok, vai lá! Mas antes disso leia esse post da Raquel do @lchfdelicia  em que ela indica os melhores treinos para essa dieta. Musculação, HIIT, aeróbico moderado, Crossfit… Divirta-se! E para você que é da turma do sofá não fique triste, uma caminhadinha até o mercado resolve o problema, mas é bom fazer um tiquinho de esforço, não queremos perder massa muscular, certo?

5.1. E a suplementação?

Eu não uso. EU EU EU EU. Por que? Por que é caro pacas e eu nunca vi acontecer nada com o MEU corpo. Eu suplemento com óleo de coco antes de depois do treino, além do soro de kefir, que você aprende a fazer aqui.

Dá pra criar massa muscular? Sim, oras! Veja só o blog da Cláudia Vilaça, uma atleta fitness de 51 anos que é bem mais gostosa que eu  está ganhando todas com uma alimentação 100% livre de suplementação. Ah, mas e homem? Dê uma olhada no KetoKing,  monstrão que come salmão defumado 😉 Quer mais uma? Temos a recém chegada Vikika, do FitFoodMarket , ela é atleta também e tem uma pesquisa ENORME sobre cetose, dá uma olhada!

Se você tem aquele potão de whey olhando pra você, use em receitas, otimize… Mas cuidado com excesso de proteína… Enfim, olha lá no blog da Cláudia!

6. Qual a diferença entre Paleo e Lchf?

Leia aqui. Hahahah pronto!

7. Sou vegetariana, essa é uma dieta de proteínas? É Atkins? E a Dukan?

Não! É uma dieta de gorduras, se você gosta de abacate, coco, ovos, azeite de oliva, azeitonas, nozes e anfins, você está seguro.  Se você quiser saber a diferença dessa para a Dukan, leia este post! Ah, e não é atkins também, pois a LCHF não tem “fases” e não permite alimentos  permitidos na Atkins.Leia mais aqui e aqui.
Se quiser saber o que comer, veja o blog da @tatsb, o Não mais Fat.

8. Qual a lista de compras básica para essa dieta?

Veja nesse post. Você modifica de acordo. Denovo, se quiser saber o que comer ou não, veja o blog da @tatsb, o Não mais Fat.

9. Pode lactose? Pode iogurte? Pode manteiga de amendoim?

Ah, quem sou eu para dizer o que você pode ou não pode? Aí infelizmente terei que mandar você pesquisar! Eu por exemplo comecei com queijos e creme de leite, que foram me dando muita dor de cabeça, aí cortei e melhorou. Passei a usar o kefir e o kombuchá  e me sinto bem! A manteiga de amendoim é meu guilty pleasure, mas me dá compulsão, então parei! Há quem diga que o amendoim, por ser uma leguminosa priminha do feijão é maléfico para nós por causa dos fitatos, mas essa história fica pra sua pesquisa pessoal pq eu acho esse assunto meio chato.

10. Qual adoçante eu uso?

Tudo o que eu sei eu li aqui.

11. Quantos gramas de carboidrato eu tenho que consumir?

Saiba mais aqui. Pra emagrecer? Mantenha-se entre 50-100g! Ou até abaixo disso, se você se sentir bem!

12. Quantas refeições por dia? O que tomar de lanche?

Primeiramente, ouça seu corpo, se você está com fome, coma! Sempre com muita gordura! (boa, obviamente); lanches legais são pedaços de coco, nozes (cuidado, leia mais sobre elas aqui), ou se você não se preocupa com carbos, frutas e cenouras, enfim, denovo, quem sou eu pra falar alguma coisa? Eu tomo chá com óleo de coco e 3,0L de água todo dia, até o xixi sair transparente, hehe. Mas essa sou eu!

13. Meu intestino não funciona! O que eu faço?

COMA. MAIS. GORDURA. Ela escorrega. Hehehe Coma repolho, coco ralado, faça auto massagem… Mais água! E fique de olho nos eletrolitos, como magnésio e potássio! São muito importantes!! Veja mais nesse post!

14. Tenho colesterol alto, posso fazer a dieta?

Bom, se você tiver visto o documentário que eu indiquei lá em cima já sabe que isso não é uma preocupação direta. Você precisa ver o hemograma todo, e saber que o HDL tem que estar alto! Além disso, manter alta a ingestão de ômega 3, antiinflamatório que compensa o ômega 6 que ingerimos de alimentos mais diversos… Mas, consulte um desses NOVE (9) ARTIGOS que podem te ajudar. E novamente, CONSULTE UM MÉDICO DE CONFIANÇA EU NÃO SOU FORMADA NISSO PRA PRESCREVER NADA PARA NINGUÉM.

15. Quanto eu vou emagrecer? Quanto você emagreceu?

Ish, eu sei lá!!! Não há nada garantido, mas eu posso afirmar que você terá uma redução bem drástica na vontade de doces e carboidratos, fora uma calma bem legal, a não ser com quem vem reclamar do seu colesterol com uma casquinha do Mac Donald’s na mão.  Eu não falo mais do quanto eu emagreci, cansei! 4kg na primeira semana e 3 nas semanas seguintes. Tinha 70kg e estou com 63kg. PRONTO. 1,70 E NÃO SEI MINHA GORDURA HAHA

16. Posso ter vida social?

Obviamente! Iscas de carne, um destilado aqui e alí, vinho branco, hamburguer sem pão, temaki sem arroz, churrascaria, recheio da pizza… Adaptações infinitas! (Só ainda não consegui resolver o “festinha de criança”, me dê um tempo!) Hahaha

17. Parei de emagrecer. Socorro!

Você está engordando? Se não, ótimo! Se sim, reveja sua alimentação, as vezes uma pequena mudança faz uma super diferença.

18. Que história é essa de jejum? Você faz?

Nem vou explicar e vou te mandar pra esse post. De resto, já fiz sim e depois tive muita fome, não faço mais.

19. E o meu  café da manhã com suco verde e tapioca?

Pra quem não quer tomar mais, leia aqui. E aqui pra quem quer tomar e não sabe mais o que comer. Se você gosta, ok, mas fique dentro do range de carbos, ok?

20. Estou com tremedeira, tontura, suando frio… Vou morrer?

De duas uma, ou você comeu pouco ou você está com medo de quebrar o paradigma e somatizou isso. Acalme-se e faça uma fat bomb. Ou leia denovo o post dos eletrólitos

21. TPM ferrada, vou morrer?

Faça uma fat bomb (2). Ou Jiu Jitsu. Hahaha Só não caia na compulsão pra não ficar triste depois.

22. Se eu sair da linha no final de semana, está tudo perdido?

Não sejamos hipócritas nem xiitas! Se você se sente bem, faça, ué! Eu, por exemplo, se como açúcar ou trigo tenho uma crise muito cruel de estômago e erupções que não desejo para ninguém, então pra mim não serve. As refeições “livres” são de sua conta e risco, eu não opino nisso de jeito nenhum!

23. Sou diabético/a tipo II. Posso fazer?

Primeiramente, consulte seu médico! Depois, você lê isso aqui.

24. Onde eu posso contar carboidratos e gorduras do que eu como?

Nos aplicativos e sites do My Fitness Pal ou Fat Secret!

25. E se meu cardiologista não deixar eu fazer a dieta?

Oras, aí o problema já é outro, não?

26. Posso consumir produtos industrializados ou não?

Fique esperto/a e LEIA RÓTULOS! Cuidado com carbos ocultos (leia mais nesse post), óleos vegetais, maltodextrina, maltitol, lecetina de soja, proteína isolada de soja, aditivos com nomes que você nunca viu na natureza e por aí vai. Sei lá, nunca confiei no cheiro do peito de peru defumado. Risos. Quanto mais natural MELHOR!

27. Perfis bons no instagram para paleo/lchf?

@nutri_alice

@lchfdelicia

@tatsb

@liliprojeto70kilos

@mari_milanezi

@paulapelais

@amilanesasemfarinha

@thaismassa

@viviancabrini

@vikika_fitness

@ketoking

@menoscarboidratos

Se quiser sites de receita, vou te mandar pro google denovo, ok?

28. Mas… Gordura saturada não faz mal para o coração?

Se você chegou até aqui e ainda se pergunta isso é porque você pulou todos os artigos que eu mandei, pilantra! Mas não, não faz. Se fosse assim, os esquimós que vivem de carne e gordura de foca estariam extintos. E nem vem dizer que eles são genéticamente diferentes.

É isso, vocês entendem que me cansa um pouco responder sempre a mesma coisa né? Mandem o link desse post pras amiguinhas que fizerem alguma dessas perguntas, que tal? Fora isso, bora pesquisar galeeeeeera! Já dei tudo mais que mastigado pra vocês! Quase 2 meses de pesquisa em um post, me ajudem!!!

Ufa, cansei!! Beijos mil!

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2 pensamentos sobre “F.A.Q – POST DEFINITIVO E MAGNÂNIMO PARA SANAR DÚVIDAS

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